Todos os anos, os portugueses gastam milhares de euros diariamente nas compras de Natal. Se normalmente sente dificuldade em controlar as compras de Natal, siga estas dicas para mudar a narrativa este ano!
Planeie as suas compras.
Planeie as suas compras e o seu orçamento. Faça uma lista das pessoas a quem tem (ou quer) oferecer uma prenda ou uma lembrança. Ao lado do nome, aponte o presente que gostaria de poder oferecer a cada uma delas. Depois, aponte o valor máximo que está disposto a pagar por cada prenda! É muito importante obedecer a este valor máximo para não ter surpresas no fim do mês.
Use comparadores de preços.
Depois de definir o que quer oferecer a cada pessoa, use comparadores de preços para ver quanto custa em cada uma das lojas. Um dos comparadores mais populares é o Kuanto Kusta. Mas também pode monitorizar a subida e a descida de preços nos seus websites favoritos.
Faça você mesmo (DIY).
Em vez de comprar, pode fazer os seus próprios presentes para oferecer. Compotas, fotografias emolduradas, velas, arranjos de flores ou um simples postal a desejar feliz Natal. Pense em quais são os seus maiores talentos e ponha-os em prática. É uma forma de poupar dinheiro e de ser mais sustentável!
Defina o menu para a ceia de Natal.
Muitas vezes, perdemo-nos a comprar mais um aperitivo, mais uma caixa de chocolates… Para evitar isto, defina o seu menu para a ceia de Natal com antecedência. Para não ter que se preocupar, pode até procurar um catering para eventos e tirar isso da sua lista de preocupações para este Natal.
Ofereça uma prenda a si mesmo.
Nós também merecemos a nossa própria prenda, não é verdade? Mas às vezes, é fácil sair do orçamento só com os nossos próprios gastos. Por isso, tenho um truque para si. Lembra-se de ter apontado o valor máximo que estava disposta a gastar com cada prenda? Faça as contas de quanto orçamentou e quanto realmente gastou. O valor que sobrar é para a sua prenda!