Não sei quanto a vocês, mas eu nunca fui uma anfitriã muito boa. O primeiro desafio começa logo com limpar e arrumar a casa, porque sou por natureza uma pessoa desorganizada. Desorganização essa que se estende até à cozinha – da última vez que ia preparar uma mousse de chocolate para receber as visitas, dei conta à última hora que não tinha manteiga para derreter o chocolate. Absolutamente verídico.
Felizmente, agora tudo se resume ao primeiro passo – arrumar a casa. No que toca à comida, confio nos profissionais. Encomendo sempre a comida para entrega ao domicílio, quer seja em websites específicos ou ao contratar chefs para vir a casa. Não há nada que bata a despreocupação de não ter de cozinhar, fazer uma lista de compras com os ingredientes e controlar o tempo de cozedura. Mas a maior vantagem é poder passar mais tempo a arrumar antes dos meus convidados chegarem, claro!
De facto, nunca foi tão fácil reunir os nossos amigos. Tudo começa com um grupo de Whatsapp ou com um Doodle para saber a disponibilidade de cada pessoa. Depois de decidir a data, basta escolher a comida e de onde a encomendar. “Basta” talvez seja uma palavra demasiado simpática, porque há sempre discussões sobre que comida escolher, intolerâncias alimentares e aquele amigo que “não come peixe”.
Mas, no fim, é sempre bom estar em casa a desfrutar da companhia dos nossos amigos. Estar com amigos é o segredo para nos sentirmos parte de uma comunidade e evitar a ansiedade e o stress do dia a dia. É tão fácil sentirmo-nos sozinhos no mundo que desligar durante algumas horas é essencial para a nossa sanidade. Chega de desculpas para nunca nos reunirmos com os nossos amigos – porque elas nunca foram tão rotas. Mãos ao trabalho!