Fixando vs. Zaask: qual é que funciona melhor?

De certeza que já todas ouviram falar na Zaask e o que nome “Fixando” não vos é estranho. Apesar de estar há menos tempo no mercado, já tenho visto anúncios da Fixando na TV e outdoors na A1 ao chegar a Lisboa. As duas plataformas são semelhantes – ajudam o cliente a encontrar um serviço. Precisa de um serviço, qualquer tipo de serviço? É aqui que o encontra.

O funcionamento é simples. Por um lado, temos os clientes: precisa de uma empresa de catering e não conhece nenhuma? Não sabe por onde começar a procurar um DJ? Basta preencher um formulário e começa logo a receber respostas (até um máximo de 5).

Por outro, temos os profissionais: em vez de gastarem esforço e tempo a deixar panfletos nas caixas de correio, respondem apenas aos pedidos de quem está interessado no serviço. Cada resposta exige um determinado número de “créditos”, o que significa que os profissionais pagam para responder aos clientes.

Até aqui, tudo igual. Então, qual é que é a diferença entre a Fixando e Zaask?

Fixando

Já usei tanto uma como outra a nível pessoal (como cliente) e como profissional de organização de eventos. Como cliente, o funcionamento das duas plataformas é muito semelhante: nenhuma cobra qualquer taxa. A App da Fixando faz reconhecimento inteligente através da nossa fotografia e é destinada tanto a profissionais como a clientes (ao contrário da Zaask que apenas tem a App para profissionais), permitindo assim ao cliente fazer o pedido onde e quando quiser desde que esteja com o telemóvel – essa é provavelmente a maior diferença que encontro.

Mas como profissional notei uma grande diferença: a Fixando obriga os clientes a validar o telemóvel quando fazem um pedido, o que significa que o número fica visível depois de enviar a proposta. Isto significa que temos mais do que uma forma de entrar em contacto com o cliente e também dá alguma indicação de que o pedido é mais sério.

De um modo geral, a Fixando também exige menos créditos para responder aos pedidos – enquanto na Zaask facilmente exigem 5 ou 6 créditos por um serviço relativamente simples, na Fixando podem ser só 2 ou 3. O pacote de créditos mais baixo da Fixando é 24€ + IVA para 20 créditos (1,20€ por crédito + IVA) e o mais alto é 99€ para 100 créditos (0,99€ por crédito + IVA). Os primeiros 15 créditos são gratuitos, para experimentar o serviço. Por último, recordo que a Fixando acabou de ganhar o título de “melhor plataforma para contratação de serviços online” nos Prémios 5 Estrelas e melhor inovação digital nos prémios ACEPI.

Zaask

Como existe há mais tempo, a Zaask aparece-me sempre que estou a procurar um serviço online. O blog da Zaask tem conteúdos bastante interessantes, incluindo sobre organização de eventos, e é possível que tenha mais profissionais na base de dados do que a Fixando, que ainda é mais desconhecida.

Mas o facto de ser tão conhecida significa que muitas pessoa fazem pedidos na Zaask simplesmente para “ver preços”. (É possível que um dia também venha a acontecer na Fixando, claro). Muitas vezes não recebo respostas às propostas que envio e, embora a Zaask devolva os créditos se a proposta não for lida nos três dias seguintes, há uma excepção. Se o cliente tiver o telemóvel validado, a Zaask entende que o podemos contactar “fora da plataforma” e cobra os créditos.

Quanto ao preço dos créditos, a Zaask fica mais em conta em grandes quantidades. O pacote mais baixo é de 52€ + IVA (1.3€ + IVA por crédito) e o mais avançado é de 390€ +IVA (0.78€ +IVA por cada crédito). Pode adquirir alguns créditos gratuitos ao assistir a alguns webinars (fique atento). A app da Zaask, a Zaask Pro, é exclusivamente para profissionais – é muito fácil ver os novos pedidos e responder rapidamente.

Então, quem vence o duelo Zaask vs. Fixando?

É difícil dizer. Para o cliente que está à procura de organização de eventos, ambas têm muitos profissionais disponíveis – da organização ao catering até aos serviços mais pequenos. Como profissional, gosto que a Fixando torne visível o número de telemóvel, e até agora os pedidos parecem-me de pessoas mais interessadas.

Nos pacotes intermédios o custo dos créditos acaba por ser semelhante, por isso tudo depende do volume do seu negócio! Seja como for, ambas são boas formas de ganhar dinheiro como freelancer ou uma estratégia de aquisição de cliente eficiente para a sua empresa.

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