
A pandemia fez com que muitos de nós participassem, pela primeira vez, em eventos online. De certeza que agora já viu concertos pelo Instagram, já assistiu a conferências online, e já teve dúzias de reuniões no Zoom. O que não é tão certo é se… já organizou um evento à distância! Por isso, hoje explicamos em três passos como organizar um evento online à distância, em que cada um dos participantes está confortavelmente sentado no seu sofá.
Enviar os convites e o link para participação
Temos duas hipóteses: ou está a organizar um evento privado, e nesse caso já tem a lista de contactos, ou está a organizar um evento que precisa de divulgação.
No primeiro caso, basta enviar um email com um link para os seus convidados fazerem RSVP – aliás, pode dispensar este passo, mas vai parecer-se mais a um evento físico. No segundo, precisa de divulgar o evento para a sua mailing list e promovê-lo nas redes sociais.
Depois, vai querer criar uma landing page para que os participantes se registem. Esta landing page tanto pode ser original, dentro do site da empresa, ou através de sites como o meetup.com, em que só tem de incluir a informação sobre o seu evento. Finalmente, tanto num caso como no outro, precisa de criar um automatismo que relembre os participantes da data e da hora do evento, e que lhes envie o link para participação no próprio dia.
Escolher a plataforma onde quer transmitir
O segundo passo para organizar o seu evento online é escolher a plataforma onde vai querer transmitir. Pode fazer o evento live como se fosse um webinar, mas também pode querer ligar-se pelas redes sociais. Felizmente, não tem de escolher uma única plataforma – há várias plataformas de streaming que lhe permitem emitir em vários perfis e em várias redes sociais ao mesmo tempo, criando uma emissão simultânea nos vários canais de comunicação. Nesta última opção, vai precisar de comparar as diferentes plataformas de streaming e os planos de preços.
Reunir todo o equipamentoJá tem participantes, já escolheu a plataforma… e agora só falta o equipamento. Quantas câmaras quer em funcionamento ao mesmo tempo? Que tipo de microfone vai usar? Como é que vai gerir a participação dos convidados e do público? Veja aqui tudo o que precisa de saber do ponto de nível técnico para realizar um livestreaming.