- Faça um “inquérito epidemiológico”. Antes de realizar o evento, averigue se as pessoas têm um teste negativo para a COVID-19, se tiveram uma infecção confirmada há menos de 6 meses ou se estão vacinados (com 1 dose ou com vacinação completa). Se estiverem muitas pessoas não vacinadas a assistir ao evento, pode ter testes rápidos na recepção do evento.
- Peça a qualquer pessoa que teve um contacto de risco, ou que esteve numa área com mais de 240 casos por 100.000 habitantes, que não compareça ao evento a menos que tenha um certificado de vacinação ou imunidade.
- Procure um espaço com ventilação natural. Mesmo que a maioria das pessoas estejam vacinadas, continua a ser recomendável procurar um espaço com ventilação natural – ou um evento ao ar-livre.
- Relembre todos os participantes para usar máscara. O uso de máscara continua a ser obrigatório. Por isso, relembre todos os participantes que devem usar máscara, de preferência bico-de-pato, e tenha algumas máscaras suplentes para fornecer aos convidados.
- Faça um plano de contigência. Deve existir um plano de contigência para prevenir os contágios, promover medidas de higiene durante o evento (desinfecção das mãos, distanciamento social), encaminhar casos suspeitos e um posto de saúde de referência.
- Tenha um plano de limpeza para o evento. Deve definir procedimentos de limpeza, tais como limpar as superfícies de x em x horas; limpar o computador ou os comandos do projector (caso seja uma palestra), estruturas de apoio, etc.
- Privilegiar soluções com sensores. Se possível, adopte dispensadores de álcool-gel em que não seja preciso tocar, portas e torneiras automáticas.
Precisa de ajuda para organizar um evento? Procure a ajuda de uma empresa de organização de eventos no Porto ou uma empresa de planeamento de festas em Lisboa para que o seu evento possa decorrer na maior segurança.
