
Parte do sucesso de um evento é a organização. Mas isso pode deixar a cargo de uma empresa de organização de eventos, não é verdade? Afinal de contas, há tantas empresas de organização de eventos no Porto e empresas de planeamento de festas em Lisboa com orçamentos competitivos!
A outra parte, e essa depende de si, é a divulgação do evento. Um evento dá demasiado trabalho a organizar para que ninguém apareça! Veja aqui algumas dicas para divulgar um evento e conseguir cumprir todos os seus objectivos.
1. Entenda os hábitos do seu público
Para quem é o seu evento? É muito diferente divulgar um congresso para médicos ou um concerto à luz das velas. Quando se trata de um evento profissional, descubra quais são os meios de comunicação do sector que o seu público consulta com regularidade. Caso seja um evento menos restrito, perceba quais são os sites, as revistas e os locais que o seu público costuma frequentar.
2. Faça publicidade nas redes sociais
Não há como fugir às redes sociais! Se quer aumentar o seu público e divulgar o evento a quem ainda não consegue a sua empresa/marca, precisa de o promover nas redes sociais. Escolha as que melhor se adequam ao seu público (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter) e faça uma campanha de divulgação do evento.
3. Sorteios e passatempos
Caso se trate de um evento com entrada paga, pode sortear algumas entradas grátis. Este tipo de concursos gera muitas partilhas e interacções nas redes sociais, por isso vai chegar aos amigos das pessoas que já seguem a sua empresa.
4. Utilize sites para divulgação de eventos
Não se esqueça de registar o seu evento em sites como Viral Agenda, Agenda Cultural, Time Out, Eventbrite e sites locais onde as pessoas possam procurar eventos e coisas pra fazer.
5. Invista em Relações Públicas
Outra forma muito eficaz de divulgar o seu evento é contactar a impresa. Envie um comunicado de imprensa a jornais e revistas. Além disso, pondere pagar anúncios para aparecer na imprensa, especialmente se o seu público alvo não for muito digital.
6. Envie vários lembretes à sua base de dados
Se já tem uma base de contactos (quer sejam e-mails ou números de telefone), envie um convite para o evento ou um “save the date”. Próximo da data do evento, volte a enviar alguns lembretes à sua base de dados.
7. Encontre embaixadores para o evento
Outra forma de divulgar o seu evento é encontrar “embaixadores” do evento, de preferência pessoas que sejam influenciadores de opinião ou autoridades na sua área.