Checklist para preparar um workshop online de sucesso

Durante a pandemia, os eventos ganharam nova vida online. E a tendência veio para ficar, uma vez que têm vários benefícios para empresas e convidados. As empresas poupam no aluguer de espaços e conseguem chegar a clientes em qualquer localização, enquanto os convidados se podem juntar sem terem de se deslocar ou libertar muito tempo na agenda. No entanto, ninguém disse que organizar um workshop online era fácil! Deixamos aqui uma checklist para preparar um workshop online de sucesso: 

  • Prepare o alinhamento do workshop. Não é por ser um workshop online que merece menos preparação. Planeie exactamente aquilo que vai dizer e os tópicos que vai abordar. Deve ter em consideração as principais preocupações e dúvidas dos seus clientes para que o workshop cumpra as expectativas. 

Nesta fase, defina tempos para cada parte do workshop. Quanto tempo é que cada convidado pode falar? E por que ordem? Além  disso, é sempre interessante ter algum tempo para perguntas e respostas no final. A oportunidade de fazer perguntas é uma das coisas que os clientes e alunos mais valorizam! 

  • Teste a tecnologia antes do workshop. Mesmo que tenha excelentes dotes de argumentação e oratória, uma organização dinâmica vai enriquecer o seu workshop. Por isso, prepare uma apresentação didática, com vídeos e esquemas, para que o seu público perceba tudo com facilidade. 

No entanto, não se esqueça de testar a tecnologia primeiro! Antes do workshop, experimente partilhar o ecrã com um colega para ter a certeza que a apresentação aparece correctamente e que todos os ficheiros funcionam na perfeição. Teste também o programa de streaming, a câmara e o sistema de som. Se precisar de ajuda, pode procurar uma empresa de organização de eventos no Porto ou uma empresa de organização de eventos em Lisboa através da Fixando. 

  • Disponibilize certificações de participação

No fim do workshop, pode fornecer um certificado de conclusão a quem participou. Muitas vezes, os participantes gostam de juntar este tipo de participações ao currículo, mas para isso necessitam de um certificado de participação ou de conclusão.

O certificado de participação também transmitem mais credibilidade e confiança aos participantes. Mais: quando os participantes mostrarem o certificado, aumenta a sua notoriedade entre os contactos e colegas dos participantes.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s