
O Marketing Promocional consiste numa série de acções para incentivar a interacção entre uma empresa e os seus consumidores – por exemplo, distribuir amostras, brindes, fazer uma loja pop-up, organizar um evento ou aparecer num programa de televisão. O objectivo é fortalecer a marca, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já tem, para aumentar o seu lifetime value e transformá-los em embaixadores de marca.
Como organizar o Marketing Promocional?
No entanto, não basta fazer acções de Marketing sem qualquer planeamento. Como sempre, precisa de ter um objectivo bem-definido: promover um novo produto, chegar a um determinado público, atrair novos clientes, retribuir a fidelidade aos existentes, e por aí em diante. Mediante esse objectivo, deve escolher o local mais pertinente e o tipo de acção mais eficaz.
Outro factor essencial para o sucesso do Marketing Promocional é a experiência do cliente. Se a experiência do cliente não for positiva, este tipo de acções pode até prejudicar a sua reputação ou a percepção do cliente. Os promotores devem ser simpáticos, não demasiado insistentes, e conhecer o produto “de trás para frente”. Imagine o que acontece se não souberem responder às perguntas do cliente!
Quando aplicar Marketing Promocional?
O Marketing Promocional é mais indicado para negócios B2C, ou seja, destinados ao consumidor final. É especialmente apropriado para apresentar novos produtos ao mercado e chegar a novos clientes. No entanto, também pode ser interessante para fidelizar clientes antigos: no fundo, está a oferecer-lhes uma experiência nova, para além de uma pura transação comercial.
Se está a pensar organizar um evento para promover a sua empresa, procure empresas de organização de eventos no Porto e empresas de organização de eventos em Lisboa.