
Em primeiro lugar, é preciso recordar que não é obrigatório baptizar os seus filhos. Aliás, é preferível deixar que sejam eles a decidir, um dia mais tarde, que religião pretendem seguir. No entanto, se a sua família insiste em organizar uma cerimónia religiosa, deixamos aqui um guia completo parao organizar um baptizado.
- Contactar a igreja
O primeiro passo para organizar um baptizado é contactar a igreja ou a paróquia onde quer realizar o evento. Algumas igrejas têm tempo de espera, por isso é conveniente contactar com pelo menos 4 meses de antecedência. Vai precisar do cartão de cidadão do bebé, assim como da identificação dos pais e um comprovativo de morada.
- Escolha os padrinhos e reúna a documentação
Quanto aos padrinhos, precisa de levar também uma cópia do cartão de cidadão. Caso não pertencem à mesma paróquia, pode ser necessário uma declaração da paróquia onde residem. Além disso, muitos padres pedem o boletim de casamento católico dos pais e dos padrinhos. A maioria das paróquias também oferece um curso de preparação de baptismo para pais e padrinhos.
- Preparar os convites
Quando tiver escolhido uma data para o baptizado junto da paróquia, pode preparar os convites para todos os amigos e família. O número de convidados é o principal factor para definir o seu orçamento (quinta/ catering/ lembranças/ etc).
- Escolher o local
Agora, toca escolher o local onde vai celebrar a festa. Se não tem paciência para organizar um evento, procure uma empresa de organização de eventos no Porto e empresa de organização de eventos em Lisboa. Assim, deixa que os profissionais se encarreguem de todos os detalhes para o grande dia (os convites, o bolo, a tenda caso chova, etc).