
1. Procure um fotógrafo
O primeiro passo para encontrar um fotógrafo é mesmo… começar a procurar! Se não sabe onde encontrar um fotógrafo que se especialize em casamentos, clique aqui para encontrar um fotógrafo de casamento em Lisboa ou um fotógrafo para casamento no Porto (também pode procurar noutras cidades, use o código postal para fazer uma pesquisa). Consulte os portefólios para perceber quais são o melhor match e passe para o passo seguinte.
2. Compare os preços
A seguir, tem de comparar os preços. Por um lado, não vale a pena perder o seu tempo a ver portefólios de fotógrafos que não pode pagar. Por outro, também não vale a pena deixar que o fotógrafo (ou a sua equipa) percam tempo a responder às suas dúvidas e mensagens se não tem possibilidade de pagar o serviço. Ao analisar os portefólios, não se esqueça de garantir que já incluem a deslocação.
3. Faça uma entrevista com os seus favoritos
Quando já tiver escolhido os fotógrafos de que mais gosta na sua zona e que estão dentro do seu orçamento, marque uma entrevista ou uma conversa com cada um deles. Como é um evento tão íntimo e tão especial, convém contratar uma pessoa com quem sente empatia e que todos os objetivos estejam alinhados. Afinal de contas, o fotógrafo vai ser um “penetra” no seu casamento.
4. Reveja o portefólio
Antes de tomar a decisão final, veja quem é o fotógrafo com melhor portfólio. Qual é o que fotógrafo com as fotografias mais parecidas ao que procura? Quem tem mais experiência? Quem é capaz de captar o momento exacto de um olhar ou de um relance sem hesitar na lente ou no ângulo? No final, por mais que simpatize com alguém, quer contratar um bom profissional.